Atraves dos tempos o homem vem projetando, criando meios de lhe auxiliar em suas atividades cotidianas e isto lhe possibilita realizar mais atividades em um curto espaco de tempo. Consequentemente os meios de producao vem se modificando, atividades profissionais que antes eram realizads de forma "bracal", hoje sao feitas mecanicamente por maquinas, robos.
Este contexto exige do sujeito trabalhador algo a mais, qualidades que o diferencia da maquina. Destaca-se entao a capacidade de se relacionar com os outros, de criacao e resolucao de problemas.
Para acompanhar esta demanda, a escola precisa estar em constante transformacao e criar propostas que atendam ao jovem/aluno, ou melhor, que atendam as necessidades, limitacoes, exigencias que este encotrara fora dos muros da escola. Nao esta se dizendo aqui, que a escola precisa dar conta da gama informacoes, as quais recebemos diariamente , mas deve preparar este aluno para viver em sociedade, caracterizada pelo capitalismo e competitividade. Prepara-lo para saber buscar informacoes, interpreta-las, e realizar analise critica destas informacoes.
E bastante interessante perceber que os fatos, as transformacoes da sociedade impulsionam a escola repensar sua pratica, como por exemplo, a propria ciencia comeca se abrir para estudar o todo, nao considerando apenas o conhecimenbto fragmentado, o que nos proporciona mais argumentos para se trabalhar a interdisciplinaridade. O proprio Paradigma Emergente da forca a esta modificacao, em conjunto com as exigencias do aluno de hoje e a tecnologia como mecanismo de suporte.
A partir deste cenario , uma serie de possibilidades se abrem, trabalhar com projetos, no qual aprendemos a respeitar e tolerar a diferenca. Cabe a nos educadores estarmos em constante aprendizado e dispostos a aprender com o outro a fim de dar forca a este movimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário