quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Para o desenvolvimento de um aprendizado eficiente, torna-se importante que as escolas sejam potencializadoras do desenvolvimento de conhecimentos e habilidades necessárias diante das novas demandas do mundo globalizado. Nesse contexto, as instituições e docentes que se dispõe a trabalhar com a EJA devem inseri-los no mundo contemporâneo, utilizando ferramentas que sirvam como facilitadoras para a compreensão de conteúdos.
Contraditoriamente, o que pude observar é que nem a escola, nem os professores preocupam-se realmente em adquirir subsídios que possibilitem uma educação de qualidade. Isso reflete o quanto os professores estão desmotivados e desestimulados a tomarem atitudes que possam modificar essa conduta. Existe uma resistência por parte dos professores em mudar para construir uma “educação transformadora”, que possa trazer esperança e motivação aos educandos.


Não existe algo como um processo de educação neutro. A educação funciona como um instrumento que é utilizado para facilitar a integração das gerações na lógica do sistema atual e gerar conformidade a ele, ou tornar-se a “prática da liberdade”, o meio pelo qual homens e mulheres lidam crítica e criativamente com a realidade e descobrem como participar da transformação do seu mundo.
(FREIRE, 1972, p.58 B)




É necessário que o professor reflita constantemente sobre a sua prática, trazendo subsídios para que o aluno adulto possa “aprender a aprender.”
A maior dificuldade dos referidos educandos é aprender a ler. Alguns deles, já conseguem ler pequenos trechos, mas com bastante dificuldade; outros ainda não conseguem ler. Diante disso, questionei a professora se eles tinham contato com livros, se freqüentavam a biblioteca da escola, e para minha surpresa ela disse que não, pois a biblioteca ficava fechada durante o horário das aulas da EJA.
Durante as minhas aulas, procurei trazer atrativos, coisas que eles não estavam acostumados, como poesias e poemas, visitas à biblioteca da escola e trabalhos em grupo, entre outros.
Para que o aluno da EJA se sinta motivado e estimulado a freqüentar as aulas é importante que eu encontre uma escola diferente daquela a qual foi “excluído” no passado. Deveria encontrar uma escola mais estimulante, mais moderna, mais humana.
Sabemos que um dos maiores motivos que levam um adulto a voltar às salas de aula é a busca de um melhor emprego ou uma melhor colocação no seu local de trabalho, pois o trabalho ocupa lugar fundamental na constituição do ser humano. Trabalhar é condição imprescindível para que o indivíduo se humanize, sendo que é a partir do trabalho que surge o estímulo e a necessidade de investir em educação. Porém, o retorno a escola não pode ser entendido como algo obrigatório, mas como um resgate da cidadania, de aprendizados que tornam melhor a vida dos educandos.
O sistema escolar atual não acompanha a evolução tecnológica do mundo globalizado em que vivemos. Não podemos comparar a escola com uma fábrica, por exemplo, porque a fábrica utiliza máquinas, robôs que facilitam o trabalho do “homem”, e a escola, ao contrário, não faz uso adequado de ferramentas que facilitariam o processo de aquisição do aprendizado. Por outro lado, a escola assemelha-se ao modelo taylorista-fordista, quando desenvolve um “aluno robô”, que quase não pensa, apenas faz o seu trabalho mecanicamente, sem questionamentos. Para mim, apesar de ser muito complexo é muito mais gratificante e estimulante trabalhar com pessoas, formar cidadãos, do que trabalhar com máquinas. Entretanto, é mais trabalhoso e difícil poder transmitir coisas boas para os alunos, de modo a despertar o interesse e a curiosidade em aprender mais, isso exige um processo contínuo de busca de conhecimentos por parte dos educadores.É bem verdade que encontramos alguns professores que lutam e criam movimentos para transformar essa realidade, mesmo que seja só dentro da sua sala de aula, mas a maioria acomoda-se com a situação e nada faz para mudar

Um comentário:

Iria M. Urnau disse...

Vamos parar um pouco de dizer que os professores estão "acomodados" e não buscam se atualizar. Quem é professor sabe muito bem das correrias que se enfrenta, pois tudo é jogado sobre a escola para que ela dê conta. é só ver quantos professores estão voltando a estudar e fazer a faculdade... isso é acomodação? se voltam aos bancos como alunos é justamente para aprender o que não sabem, buscando o conhecimento que não tiveram. Se ainda não estão agindo de acordo com o que as modernas teorias pregam, é poruqe ainda não se sentem seguros. Ninguém tem de ser retrógado só porque não abraça a moda logo que esta é lançada.
e em termos de tecnologia, ela é tão recente que em plena região metropolitana, ainda se enfrenta sérias dificuldades de acesso à internet. como vamos quere que os professores que também estão recém aprendend a usar essas ferramentas saiam aplicando as mesmas em suas aulas e fazendo maravilhas...