segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Destaques

Meninas segue destaques de um dos textos que não havia postado em função de não conseguir acessar o blog, lembram?

Relação do texto Projetos de Aprendizagem no contexto da WEB 2.0: possibilidades para a prática pedagógica.

Destaques:

· Diante do contexto atual, onde se tem acesso as informações em tempo real torna-se necessário repensar o processo de ensino aprendizagem principalmente na escola, pois esta antes detinha todo o conhecimento e hoje existem outros espaços que dão conta de disponibilizar estas informações;
· É urgente a revisão das grades curriculares, pois a escola precisa trabalhar com estas tecnologias a fim de acompanhar a nova demanda da sociedade. Enquanto cidadãos precisamos acompanhar esta demanda;
· Algo que impulsiona o organismo educacional repensar suas práticas, saindo da transmissão de conteúdos, migrando para a construção do conhecimento.
· A educação tradicional preocupa-se com o resultado final, como por exemplo, se a resposta encontrada pelo aluno é a mesma do professor, o qual não avança, não explora outras potencialidades.
· A partir das tecnologias é necessário muito mais que a busca pelo resultado final, é imprescindível o acompanhamento do processo de aprendizagem, de que forma o sujeito estruturou determinado projeto, ou, de que forma chegou ao resultado final, quais outras possibilidades poderia utilizar?
· Trabalhar com TDV’s requer foco no interesse do aluno, suas curiosidades, dúvidas, tanto individuais quanto coletivas, o que vai de encontro à Pedagogia interacionista contrutivista.
· Penso que os caminhos que a educação vem percorrendo a levam a trabalhar a partir do conhecimento do aluno e o uso das tecnologias vem a afirmar isto, comprova que não trata-se de algo souto, existe uma relação, desde o momento em que Freire já falava sobre a autonomia do aluno, até o próprio comportamento agressivo de alguns alunos, nos remete a repensar nossa prática docente. Se ainda estávamos aguardando algum “sinal do além” aqui estão todas as provas para nos convencermos de que esta mudança é urgente e necessária.
· A própria tecnologia passou por evolução sendo que antes era utilizada apenas para divulgação de informações em formato texto, sendo que hoje existem uma gama de outras ferramentas como: Blogs, Comunidades virtuais, comunicadores instantâneos que facilitam nossas vidas, devido a rapidez com que recebemos e enviamos as informações. Faço uma relação com a minha atividade profissional, na qual realizo o processo de educação do trabalhador na empresa. E utilizo muito destas ferramentas que me são válidas, pois consigo resolver determinados assuntos através dos comunicadores instantâneos.
· Recentemente, em um treinamento sobre recrutamento e seleção, obtive o conhecimento em que muitas empresas utilizam as Comunidades Virtuais a fim de pesquisar sobre o histórico dos candidatos. Aí está a tecnologia mais uma vez a favor dos bem e serviços da sociedade.
· Trabalhar com ambientes virtuais de aprendizagem, hoje bastante empregado nos cursos de EAD possibilita aos alunos conquistarem sua autonomia e tomar decisões de forma mais democrática.
· Em minha prática escolar infelizmente visualizei, a partir das observações, que está se fazendo hoje com a informática, o mesmo que vem se fazendo ao longo dos tempos com a Educação Física e Artística nas escolas, têm-se estas como válvulas de escape, reduzindo-as a disciplinas sem muita importância, pelo menos no âmbito escolar, pois o educador (sem generalizar) sempre que tem a oportunidade encaminha os alunos para o laboratório de informática para que ele possa concluir algumas tarefas extras ou então na ausência de um professor encaminham-se os alunos para o laboratório ou para o pátio.Por que estes alunos não podem produzir um texto, interpretá-lo ou desenvolver outras tantas atividades?

Nenhum comentário: