quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Conclusões a partir do estágio com EJA

Segue algumas conclusões a partir do estágio realizado com EJA:

*Elevação da auto-estima desse grupo;
*O aprendizado precisa fazer sentido para o sujeito;
*O educador do EJA como agente de motivação;
*Urgente a desmistificação quanto ao uso das tecnologias;
*Trabalhar a partir das vivências, não somente nas vivências;
*Criar propostas capazes de fazer com que o aluno entenda que estas ferramentas estão à disposição dele para facilitar as atividades cotidianas, seja no trabalho, na escola, no cumprimento das obrigações quanto cidadão e cidadã, em fim, no processo de relação do sujeito e sociedade;
*Para que o uso das tecnologias se efetive para os sujeitos da educação, seja o docente ou discente, é necessário que se faça o uso da interdisciplinaridade, ou seja, que o uso das tecnologias permeie por todas as disciplinas existentes na escola e que esta não seja algo isolado do português, da matemática, por exemplo.
*Reflexão: “O saber tecnológico necessita permear na vida do sujeito como objeto de emancipação do desenvolvimento do ser enquanto integrante da sociedade”.


4 comentários:

Priscila Saraiva disse...

Olá colega!
Também acredito que devemos trabalhar a informática de uma maneira bem ampla que venha contemplar todos os conteúdos.
Utilizar esta nova ferramenta,principalmente com jovesn e adultos e um desafio,e ao mesmo tempo uma forma de estimular estes educandos.

Sandra disse...

Colegas, parabéns pelo trabalho!

Percebo que a EJA muitas vezes acaba sendo esquecida nas escolas em vários sentidos. A proposta de inclusão digital valorizando as vivências, a interdisciplinaridade, respeitando as diferenças, agregando saberes acaba por modificar a educando e educadores tornando a aprendizagem com um verdadeiro sentido para os que ali estão, sendo assim, mais prazerosa elevando a auto-estima de todos inseridos na proposta. No entanto, o uso dessas tecnologias requer uma constante atualização exigindo um estudo da realidade daquela comunidade escolar para se buscar novas maneiras de perceber essa evolução tecnológica a partir do olhar do aluno, não mais de forma pejorativa, mas sim de apoio.

Tamires disse...

Também acredito que a informática deve ser trabalhada de uma forma que permeie todos os conteúdos. Este trabalho se torna prazeroso, assim estimulando os educandos.

Francieli disse...

... Olá gurias quero parabenizar vocês, pelo tema que escolheram, pois acredito que nunca é tarde para aprender, e muitas vezes o EJA acaba sendo deixado de lado pelas escolas.