quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Considerações textos 11 e 12

Joanez Aparecida Aires e Edel Ern, em Os softwares educativos são interativos, buscam estabelecer um conceito de interatividade e determinar se os softwares educativos apresentam as características presentes nesse conceito.
Segundo Alex Primo (1998) “um sistema interativo deve dar total autonomia ao usuário, enquanto os sistemas reativos trabalham com uma gama pré-determinada de escolhas”.
Atualmente existem muitos softwares que “vendem” a idéia de interatividade, porém essa costuma restringir-se à reação perante as situações, não permitindo que o usuário tenha autonomia para modificá-los e atualizá-los.
Para que um software seja realmente interativo, permitindo a bidirecionalidade, deve ser construído em forma de hipertexto possibilitando a indexação e busca de informações de forma não-linear, ser um sistema aberto e, portanto, integrado, além de possuir interface que facilite a autonomia.
Minha percepção em relação aos softwares disponíveis nas escolas é que os mesmos apresentam uma interatividade “reativa”, geralmente têm uma interface amigável permitindo que a criança escolha as ações e a ordem em que quer realizá-las, porém ficam restritas às opções determinadas pelo programador, havendo pouco espaço para a criação em mundo virtual. Acredito, no entanto, que o formato dos softwares está mudando, permitindo aos usuários cada vez maior interatividade. Cabe aos professores utilizarem essa realidade num processo dinâmico que favoreça a máxima de “aprender a aprender”, fazendo uso, conforme Marilda Aparecida Behrens destaca no texto Tecnologia interativa a serviço da aprendizagem colaborativa num paradigma emergente, da aprendizagem baseada em projetos “na qual cada docente pode analisar, refletir e criar sua própria prática pedagógica.
Essa prática pedagógica, além do incentivo à pesquisa, deve contemplar as abordagens sistêmica, considerando os conteúdos de forma integrada, e progressista, preocupada com a transformação social, com a mudança do cenário de desigualdades que impera na sociedade.

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