O texto “Avaliar na cibercultura” de Andrea Cecília Ramal trata sobre a necessidade de uma nova educação para atender aos requisitos formativos do sujeito atuante na sociedade do conhecimento.
As tecnologias digitais permitem que sejam feitas simulações, mudanças, ampliações até se chegar ao resultado mais adequado. A transmissão de informações pelo professor torna-se pouco significativa pois as tecnlogias atendem essa necessidade com extrema rapidez. No entanto, é preciso adquirir as habilidades e competências para buscar e selecionar as informações relevantes.
Nesse contexto, o processo de avaliação precisa mudar de enfoque, passar da quantificação baseada em notas, para a qualificação, percebendo o crescimento do educando, seus progressos e suas dificuldades e desenvolvendo estratégias para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.Segundo a autora, a ênfase na avaliação deve passar dos produtos para os processos utilizados para se chegar ao resultado.
A aprendizagem por projetos vem ao encontro dessa necessidade pois os educandos são envolvidos diretamente, formando grupos de pesquisa de acordo com interesses comuns. Num projeto de aprendizagem não se tem certeza do resultado final antecipadamente, os conhecimentos são construídos coletivamente e interligados de forma interdisciplinar e transdisciplinar.
Nós brasileiros, possuímos ainda uma cultura de “apagar incêndios”, vamos em busca das coisas geralmente quando alguém com autoridade (como o professor) nos exige através de instrumentos específicos como provas, notas, ameaças de reprovação. Trabalhar por projetos de aprendizagem, ao contrário, exige iniciativa, autonomia e disciplina, pois cada membro da equipe precisa organizar seu tempo e ir em busca de soluções para seus problemas, respostas para sua dúvidas.
Em meu trabalho com projetos de aprendizagem estou aos poucos aprendendo a trabalhar em equipe, a buscar em diferentes fontes informações sobre nosso tema de pesquisa e trocá-las com minhas colegas na tentativa de ampliar os conceitos que possuímos. A própria divulgação de nossas pesquisas em um blog sintetiza uma mudança no cenário educacional, antes o que aprendíamos ficava arquivado, armazenado em nossas mentes; agora, nossas aprendizagens e nossas incertezas têm a possibilidade de alcançar muito mais pessoas, permitindo trocas de idéias e experiências num sistema aberto e cooperativo.
Referência: RAMAL, Andrea Cecilia. “Avaliar na cibercultura” . Porto Alegre:
Revista Pátio, Ed. Artmed, fevereiro 2000.
Considerações Finais
Há 15 anos
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