segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Comentários

Li alguns artigos encontrados no Google acadêmico que se identificam com nosso projeto de aprendizagem e acabei confirmando muitas de nossas certezas provisórias e obtendo algumas respostas para as dúvidas temporárias.
As pesquisas realizadas junto aos jovens e adultos em fase de alfabetização têm confirmado as dificuldades e resistências dos mesmos em interagir com as tecnologias de informação e comunicação. Esses jovens e adultos declaram que se sentem excluídos e que possuem menores oportunidades de emprego devido a essa condição.
Os textos também revelam a importância de se trabalhar a realidade dos alunos, sendo bastante ressaltado o método Paulo Freire através da escrita de palavras e frases e análise de imagens que promovam discussões e questionamentos sobre essa realidade.
A maioria dos alunos declarou que a educação digital tem um aspecto bastante positivo em suas vidas, como motivação para os estudos e melhores oportunidades de trabalho. Também ressaltam ser mais fácil escrever utilizando o computador, pois as letras já vêm prontas, já que muitos têm dificuldades para desenvolver a coordenação motora fina.
Quanto às resistências dos alunos, conforme os textos lidos, é importante deixar o aluno errar e errar junto com ele, para que perceba que a tecnologia digital não é algo inacessível e que exige conhecimento prévio para só então passar a utilizá-la, é praticando e fazendo relações que o conhecimento vai sendo construído.

3 comentários:

Daiana Trein εїз disse...

Legal, gostei das aproximações que fizeste e das relações!

Tamires disse...

Gostei, o assunto escolhido pelo grupo é importante, vemos no nosso dia-a-dia a importância de saber dominar a tecnologia. Beijos, bom trabalho.

Profe Jeanine disse...

Gurias...tabalho com alunos da EJA, por isso adorei a temática e o desenvolvimento do trabalho de vocês.
Parabéns!