quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Projetos de aprendizagem no contexto da web 2.0


O texto “ Projetos de aprendizagem no contexto da web 2.0: possibilidades para a prática pedagógica” das autoras Daiane Trein e Eliane Schlemmer destaca a passagem da sociedade da informação, com a cultura de ensino de concepção empirista, para a sociedade do conhecimento baseada na cultura de aprendizagem de concepção interacionista- construtivista, conceitos esses presentes no nosso mapa conceitual.
Esse contexto de cultura de aprendizagem revela uma nova forma de perceber a web, não como simples local de disponibilização da informação (web 1.0), mas como um espaço cooperativo de produção de conhecimento (web 2.0).
A pedagogia de projetos é um passo importante em direção a uma prática desvinculada da simples transmissão de informações, uma prática instigadora e desafiadora, capaz de levar os educandos a estabelecerem relações e questionarem “verdades tidas como únicas e permanentes”. Quando a temática é de interesse do educando, esse tende a sentir-se motivado a ir em busca de novos conceitos e de trocar idéias com seus pares e é dessa forma que se constrói e se amplia o conhecimento.
Acredito que estamos no início desse processo. Analisando o trabalho do meu grupo, percebo o quanto ainda é difícil utilizar os ambientes virtuais para trabalhos cooperativos, fluem muitas informações, mas a troca de idéias e busca de soluções ainda é limitada, devido entre outros motivos às dificuldades de infra-estrutura tecnológica a que temos acesso e o próprio tempo que disponibilizamos para trabalhar em conjunto. No entanto, a partir do momento em que nós, “imigrantes digitais”, estivermos mais abertos e dispostos a aprender a utilizar as diversas ferramentas disponíveis na web 2.0 tanto mais avançaremos nesse processo.

Nenhum comentário: