Através das observações nas aulas de EJA, das leituras e da pouca, mas significativa vivência que tive, percebo o quanto existem contrastes na nossa sociedade. Enquanto algumas crianças tem acesso desde muito cedo à internet e as demais tecnologias, muitos adultos não sabem sequer ler e escrever... A maioria deles não tem recursos financeiros para obter um computador ou uma câmera digital , por exemplo, dessa forma não as conhecem e ficam à margem da sociedade. Na tentativa de suprir essa carência, a escola utiliza alguns poucos computadores de forma errônea, apenas como um passatempo, uma brincadeira, e não como uma ferramenta importante no processo de aprendizagem.
Dessa forma, os alunos adultos não reconhecem o significado real da inserção digital nas suas vidas, no seu trabalho, na sua escola.
È necessário uma reforma na educação do país, novas propostas e políticas públicas para que possamos crescer , diminuindo as desigualdades e reduzindo esses contrastes.
Considerações Finais
Há 15 anos
2 comentários:
Michele, achei que vc assim como a Elenir não estivesse conseguindo postar no blog. Comentei no chat sobre a dificuldade que ela está tendo para postar e mandei um e-mail para vcs. Na próxima aula apresentaremos nosso planejamento (dúvidas, certezas e metodologia) e nossa pesquisa até o momento, não há necessidade de montar power point, podemos utilizar e comentar ( sem ler- a professora enfatizou no chat) nossas descobertas que postamos no blog.Bjs
Oi Gurias, boa consideração, foi um dos motivos iniciais está preocupação em não deixar as aulas no laboratório de informática nas escolas se tornarem apenas "mata" tempo, jogos e brincadeiras sem significação, que gerou o nosso projeto....nosso alunos tem uma capacidade de aprendizagem que nem nós imaginamos, não trabalho na área mas fiz meu estágio em educação infantil mê passado e fiquei maravilhada com a inteligência das crianças, muitas vezes menosprezamos a capacidade que eles tem!!!
Postar um comentário