A escola pesquisada realiza com a EJa um projeto de inclusão digital. Uma vez por semana os alunos passam um período aprendendo a utilizar o compuatador. Sendo que a professora da turma pode agendar o Labin para utilizar em outro momento também.
Alguns alunos possuem certa facilidade, pois trabalham com computador, caixa registradora. Mas em compensação existem outros que possuem muitas dificuldade e que utilizam o celular apenas para fazer ligações.
As atividades propostas enquanto acompanhei a turma foram as seguintes: Digitar frases onde o aluno a concluia, como por exemplo: Eu fico feliz quando ...
A partir daí trabalhava-se a pontuação, letra maiúscula, minúscula, tamanho das letras, cores, pesquisa na internet...
Na minha prática não achei que o ensino fosse infantilizado, pois todo material proposto exigia que o aluno realizasse um auto-conhecimento sobre si. Algo que muitas vezes esquecemos, em função da correria do dia a dia.
Tenho consciência de que muitas escolas infantilizam a Educação de Jovens e Adultos, conforme nossa colega Michele comentou!
Considerações Finais
Há 15 anos
2 comentários:
Legal, estas observações enriquece a pesquisa e ajudam a ampliar as perceções sobre a temática...
Continuem trabalhando e buscando fundamentação para os dados que forem encontrando.
beijos e bom final de semana!
Daina achei fabuloso o blog. sou mestra em linguistica pela unisinos e minha tese tem o título provisório LETRAMENTO TECNOLÓGICO DE JOVENS E ADULTOS: PROMOÇÃO DE NOVAS COMPETÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA. Minha sugestão é para vocês é lerem sobre a metodologia ABP ou PBL(Problem Based Learning) é um metodologia excelente para trabalharos temas geradores. sucesso a todas.
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