Problemática inicial
Como vencer as resistências e promover a emancipação digital de jovens e adultos (EJA-Nível I) excluídos da sociedade do conhecimento?
Certezas provisórias
Jovens e adultos em fase de alfabetização apresentam:
Dificuldades de acesso à tecnologia digital;
Dificuldades para interagir com as tecnologias de informação e comunicação;
Dificuldades para selecionar e compreender informações recebidas através das tecnologias da informação e comunicação;
Menores oportunidades de emprego por não conhecerem as tecnologias digitais;
Resistências em conhecer e utilizar as tecnologias da informação;
Baixa auto-estima por sentirem-se excluídos da sociedade do conhecimento.
Dúvidas temporárias:
Qual o espaço que as tecnologias digitais têm no EJA?
Como o EJA percebe e interage no mundo digital?
Qual o maior desafio na inclusão digital de jovens e adultos?
Quais os bloqueios/resistências que os jovens e adultos em fase de alfabetização apresentam em relação a tecnologia digital?
Que estratégias devem ser utilizadas para vencer as resistências de jovens e adultos em relação à tecnologia?
Como os professores do EJA têm contribuído para vencer essas resistências?
Quais os resultados que o ensino digital tem trazido para a vida dos jovens e adultos?
Como utilizar a educação digital para trabalhar a realidade sócio-cultural de jovens e adultos?
Metodologia:
Entrevistas com alunos e professores do EJA Nível I;
Pesquisa bibliográfica e digital;
Construção de um blog para trocar experiências, informações e sugestões sobre o tema.
Considerações Finais
Há 15 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário