segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Texto pessoal sobre a experiência do PA

Sou formanda do Curso de Letras e ao me matricular neste PA, tinha um objetivo maior: relacionar o conhecimento adquirido ao tema que estava desenvolvendo no meu Trabalho de Conclusão de Curso, no qual questionava a influência da Linguagem da Internet em sala de aula. Mas minhas expectativas foram superadas: utilizar o Second Life, criar um blog, e interagir através destas ferramentas, foi algo novo e realmente foram experiências para a vida toda. Não esquecerei da aula presencial em que a professora sofrera uma queda no dia anterior e não pôde comparecer à aula. Naquele dia, interagimos com a professora através do Second Life. A presença virtual foi de extrema importância, já que dúvidas foram tiradas, orientações dadas, além de nos divertimos com esta situação. Quando contava para os colegas do trabalho, no dia seguinte, eles ficavam fascinados: “Como o professor na casa dele deu aula para vocês em sala de aula?” Foi o questionamento mais ouvido por mim e eu calmamente respondia: “Através do Seconf Life, vocês não conhecem?”. Ficava orgulhosa, já que muitos não conheciam e eu era pioneira na empresa a interagir neste programa.
Hoje, o tempo é a maior vilã da nossa sociedade, o cidadão precisa trabalhar muito, ficar com a família, estar presente em compromissos sociais e aliado a tudo isto, estudar. Mas como fazer tudo isso se o tempo é curto? Educação à distância é uma solução e é a possibilidade de estudar sem sair de casa. A educação do futuro será neste formato: os estudantes, on-line, buscando informações e adquirindo conhecimento e o professor será um orientador neste processo, sem mais se fazer necessário o presencial físico.
E eu, como futura educadora, quero e preciso estar preparada para uma educação digital, pois é de direito dos meus alunos adquirirem ou aperfeiçoarem o conhecimento na informática e é o meu dever estar apta para esta realidade.

Nádia Isabela Dieter

2 comentários:

Vivian Gabriela Metz disse...

Oi Nádia!
Me identifiquei com a partezinha onde ficaram surpresos contigo ao falar do Second Life, isso tbm aconteceu comigo.
parabéns pelo blog!

Att,

Vivian

Márcia de Azevedo disse...

Concordo plenamente com as palavras colocadas no último parágrafo.Temos que estar atento ao que esta acontecendo no mundo, acho até que demorou para a inclusão digital chegar ao Brasil.E agora que temos essa nova ferramenta para trabalhar devemos colocar a mão na massa.Adorei o blog.Beijos