quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Conclusão

A educação de jovens e adultos é marcada por contextos de baixa auto-estima dos educandos.
Aos educadores, cabe o papel de reverter este quadro e tornar a aprendizagem mais significativa, demonstrando a real importancia e aplicabilidade dos conteúdos no cotidiano dos alunos.
Utilizar novas tecnologias e ferramentas são subsídios para facilitar o processo de aprendizagem dos educandos adultos. Entretanto, é necessário que o professor saiba utilizar adequadamente essas ferramentas facilitadoras do conhecimento.
O aluno da Eja geralmente não está habituado a esses métodos, pois ele conhece a escola tradicional. É muito importante que o educando encontre uma escola diferente, moderna, uma escola verdadeiramente inclusiva, que faça despertar o seu desejo em aprender.
O exercício da docência com adultos implica um olhar diferenciado do educador. Dessa forma, é imprescindível trabalhar com a realidade de vida destes alunos, possibilitando a troca de experiências entre eles, e valorizando os saberes que cada um deles já possui.
A escola precisa ser potencializadora do desenvolvimento de conhecimentos e habilidades necessárias diante das novas demandas do mundo globalizado. As instituições e os docentes que trabalham com a EJA devem inserí-los no mundo contemporâneo, utilizando mecanismos que sirvam de apoio para a compreensão dos conteúdos.
Cada vez mais, torna-se necessário que o professor busque mais conhecimentos e que esteja em constante atualização, aberto a mudanças e inovações.

Um comentário:

Daiana Trein εїз disse...

PARABENS MENINAS, FELIZ NATAL E ANO NOVO!

BEIJOS

DAI